quinta-feira, 29 de outubro de 2009



visita do Presidente Lula no Congresso Contábil

Entrevistas



entrevista com Irene Cunha

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Contabilidade e controladoria




CPC 15 é o Que Demanda Maior Adaptação Contábil


ENTREVISTA COM Dr ANTONIO LOPES DE SÁ


REVISTA CONTÁBIL E ESPRESARIAL
  (07 de Julho de 2008)

Entrevista com Antônio Lopes de Sá - A nova Lei das Sociedades Anônimas e normas internacionais de Contabilidade - Controvérsias na sua interpretação conflitante na corrente cientifica.

CADUCEU

CADUCEU

SÍBOLO DA CONTABILIDADE




Bastão entrelaçado com duas serpentes, que na parte superior tem duas pequenas asas ou um elmo alado. Sua origem se explica racional e historicamente pela suposta intervenção de Mercúrio diante de duas serpentes que lutavam, as quais se enroscavam em seu bastão. Os romanos utilizaram o caduceu como símbolo do equilíbrio moral e da boa conduta; o bastão expressa o poder; as duas serpentes, a sabedoria; as asas, a diligência; o elmo é emblemático de pensamentos elevados. O caduceu é na atualidade a insígnia do bispo católico ucraniano. Do ponto de vista dos elementos, o caduceu representa sua integração, correspondendo o bastão a terra, as asas, ao ar; as serpentes à água e ao fogo (movimento ondulante da onda e da chama). (...)

fonte: Cia da contabilidade (ciadacontabilidade.blogspot.com/.../caduceu.html)

terça-feira, 27 de outubro de 2009

IX Convencão dos Contabilistas do Estado da Bahia

IX convençãoTEMA

Contabilidade e Tecnologia: Desafios e Perspectivas

08 a 10 de novembro de 2009, Bahia Othon Palace Hotel, Salvador-Ba

maiores informações acesse o link

A Razão de escolher a Contabilidade

http://2009porqueescolhi.wordpress.com/Na verdade não foi bem uma escolha, pois quando consegui a bolsa de estudos para ingressar numa universidade essa foi a opção de curso que foi ofertada, porém quando comecei a estudar as matérias confesso que acabei me familiarizando com o curso sendo o estudante de Ciencias Contabeis não se forma somente para exercer a função de contador, mas poderá exercer também outras áreas tais como consultoria, análise financeira, gerencial, recursos humanos, auditoria, perícia, pesquisador e professor de contabilidade, onde as que mais me interessa são as de recursos humanos e auditoria.


Susana

estudante de Ciências contabeis cursando 6º semestre

Encontros Contábeis

acesse o link e descubra só para começar:

Para as mulheres Contabilistas da Bahia acontece no dia 03 de Dezembro de 2009,em Salvador-Ba, o VIII Fórum da Mulher Contabilista do Estado da Bahia.
para maiores informações confira no link.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

EVENTOS


PALESTRA: AGENDAMENTO DO SIMPLES NACIONAL E LEI 11.941/09 - RFB - SALVADOR
Data: 30/10/2009
Local: FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU - FVC
Rua do Salete, nº50 - Barris
Salvador-Bahia
Horário: 08h15min às 12h30min
Programação: 08h - CREDENCIAMENTO

08h15min - PALESTRA: Agendamento do Simples Nacional

PALESTRANTE: CLAUDEMIR SANTOS ANJOS
Analista tributário da Receita Federal do Brasil

09h30min - INTERVALO

09h45min - PALESTRA: Lei 11.941/09

PALESTRANTE: SOCORRO HENRIQUES
Analista Tributário da Receita federal do Brasil

12h30min - ENCERRAMENTO

INSCRIÇÕES:
eventos
Realização: CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO ESTADO DA BAHIA
FUNDAÇÃO BRASILEIRA DE CONTABILIDADE - SETORIAL BAHIA
SESCAP
RECEITA FEDERAL
Apoio: FUNDAÇÃO VISCONDE DE CAIRU - FVC
Publico alvo: Estudantes de Ciências Contábeis e Profissionais em situação regular com o CRCBA.

www.sescapbahia. org.br

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

características

A Contabilidade tem como característica demonstrar a linguagem dos negócios de uma organização

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

O PERFIL DO CONTABILISTA NO SÉCULO XXI



A Presença do contabilista é cada vez mais imprescindível para a sociedade e para as organizações, sejam elas de finalidade lucrativa ou não.
Os contadores são, por formação acadêmica e – por que não dizer – por natureza, detalhistas e analíticos, dando ênfase, por exemplo, a balanços e demonstrações de resultados. Todavia os contadores devem ajustar o foco de suas ações e lembrar que, no dia-a-dia, deparam com administradores de várias áreas e que, portanto, devem estar alerta para as necessidades de equipes multidisciplinares, multiculturais, no esforço conjunto de atingir as metas para satisfazer os acionistas e, com isto, perpetuar o funcionamento da empresa.
Devem, dessa forma, pensar na empresa como um sistema integrado e desenvolver um processo de comunicação que considere os seguintes pontos: a informação que deve ser coletada; a interpretação da informação; seleção da melhor forma de comunicação para os grupos de interesse; observação do tipo de informação reclamado pelo usuário; a habilidade do usuário em interpretar a informação adequadamente
A principal característica desta profissão, no século XXI, será o conhecimento aplicado. Não menos importante, é que o contabilista precisa ser um profissional flexível, autodidata e preparado para enfrentar desafios de uma profissão na qual a competição e exigências crescem a cada dia.
Sua função, neste século, pode ser considerada a de um gestor de informações. Seu conhecimento deve ser amplo, compreendendo as normas internacionais de contabilidade, legislação fiscal, comercial e correlatas.
Outras habilidades imprescindíveis são: capacidade de se expressar de forma clara e sintética, ótima redação, domínio de recursos de informática (planilhas, textos, internet) e conhecimentos de estatística.
O contabilista precisa conhecer e utilizar-se de relações humanas, além de técnicas de administração. Não pode ficar alheio ao mundo que o cerca, e precisará ler continuamente, tornando-se um autodidata por excelência. Precisa ser ético, ter capacidade de inovar e criar, desenvolvendo também sua capacidade de adaptação – pois mudanças fazem parte do cenário empresarial e corporativo.

por Júlio César Zanluca/Jornal Interno AUDINAKA Julho de 2008 - ano 1 - nº4

A área de atuação de maior demanda na contemporaneidade

Segundo a Gazeta Mercantil/Relatorio - Pág. 4 - João Paulo Freitas de 17/12/2009 , como ocorre com a maioria das áreas de atuação profissional, a contabilidade tem passado por mudanças.
A corrida dos profissionais para se manterem atualizados e não perderem espaço no mercado tem crescido. Para se ter uma idéia, neste ano a procura pelos cursos de contabilidade na Trevisan, uma das mais respeitadas escolas na área, cresceu cerca de 40%, na graduação, na pós-graduação e nos cursos realizados na empresas (os chamados in company). "A contabilidade tem vivido um bom momento. Tudo o que tem acontecido no cenário mundial, como a eclosão da crise financeira, tem gerado destaque para a profissão. Tem-se exigido mais responsabilidade do contabilista, e isso faz os profissionais buscarem uma melhor preparação e um aperfeiçoamento constante. Quem não age assim tem dificuldade", observa Luiz Fernando Nóbrega, vice-presidente de desenvolvimento profissional do Conselho Regional de Contabilidade (CRC/SP).
ainda segundo a Gazeta mercantil , no comentário de Luciana Onusic, coordenadora dos cursos de contabilidade da Trevisan, uma das principais causas por trás da maior demanda pelos cursos da área foi a promulgação da Lei 11.638/07, que entrou em vigor em primeiro de janeiro deste ano. A legislação alterou e introduziu novos dispositivos à lei das sociedades por ações (Lei 6404/76), alterando, principalmente, as regras contábeis. "Mas não foi só isso. Há a instabilidade financeira pela qual o mundo tem passado. As empresas começam a perceber que é fundamental ter uma boa contabilidade, ter transparência", observa ela.

fonte: FACESM - Faculdade de Ciencias Sociais Aplicadas do Sul de Minas

Demanda de Contabilidade


CRESCE DEMANDA POR CONTABILIDADE INVESTIGATIVA

Segundo Rubens Alves Leite, a contabilidade investigativa atividade bastante requisitada e desenvolvida na Europa e Estados Unidos, com grandes escritórios distribuídos nos principais países, começa a ter maior demanda e procura por profissionais especializados para trabalhos no Brasil.Escritórios internacionais tradicionais nesta área, passaram a se instalar ou associar-se no nosso país, mais especificamente em São Paulo, somando-se a alguns poucos já existentes naquela cidade. Na Bahia o mercado para esta atividade especializada, tende a se desenvolver.
Os gestores de empresas, perceberam que as fraudes e corrupções não são ocorrências apenas da área pública, passaram a observar que também em empresas de qualquer porte, nas áreas privada ou de economia mista, os fatos são freqüentes e merecem tratamento de profissionais aptos, ou seja, os Investigadores Contábeis.Os fatos costumam chamar mais atenção no momento em que se percebe indícios ou já ocorreram desmandos, negligências, fraudes e desvios volumosos, sejam eles no patrimônio físico ou financeiro das entidades.Como diz o dito popular "prevenir é melhorar que remediar", portanto a contabilidade investigativa não deve ser acionada somente no momento dos fatos praticados, ela contribui para a prevenção e tem efeito inibidor dos atos impróprios, de quem os pratica.
A Contabilidade investigativa atua com base nas peças e demonstrações contábeis, controles internos dos diversos departamentos possíveis de envolvimento nas ocorrências, na reconstituição de documentos e operações. Mas, também incorpora diversos princípios e métodos das investigações gerais, para de forma sutil obter informações utilizando-se de: indagações, razões pessoais e fatos objetivos e subjetivos que possam ter influenciado as atitudes, permitindo assim evidenciar em relatório ou laudo de Investigação Contábil, suficiência de provas que possam suportar processos ou barrar operações ilícitas ou indevidas.


KNOW-RAL AUDITORIA & CONSULTORIA LTDA